14/10/2011 | Revista Speedway Novo JAC J6: conforto e tecnologia

O J6 vem completo, com diversos equipamentos de série e utiliza seu comprimento de 4,55 metros e sua largura de 1,78 metros para dar mais espaço para os ocupantes que o modelo anterior. O porta-malas também é maior e traz várias soluções internas que proporcionam melhor conforto aos passageiros. Todos os bancos traseiros são rebatíveis e removíveis. Uma das principais modificações no J6 foi a inclusão da terceira fileira de bancos com sistema de rebatimento e remoção. Foi criada uma fixação dos cintos de segurança atrás.

“O novo J6 é um modelo que traz ótima relação custo-benefício e o melhor custo de utilização do mercado. Possui também a maior capacidade de carga do país e o melhor espaço interno para todos os ocupantes. A engenharia também trabalhou na redução no índice de NVH. Além de tudo, O J6 conta com seis anos de garantia”, explica Sérgio Habib, presidente da JAC Motors Brasil.

Duas versões

O J6 chega ao mercado brasileiro em duas versões: o Diamond de 7 lugares e o de 5 lugares. A versão de 7 lugares, opção da fileira extra nos modelos, foi desenvolvida pela equipe de engenharia da JAC Motors somente para o mercado brasileiro. A possibilidade de rebater os bancos e removê-los com mais facilidade também é uma produção brasileira. No J6 Diamond, o espaço de porta-malas é de 198 litros. Sem os bancos da terceira fileira, esse valor aumenta para 720 litros, o mesmo do J6 de 5 lugares. Ao remover os bancos da segunda fileira, o compartimento interno fica com um espaço de 2.200 litros.

Equipamentos

Tanto a versão 5 lugares quanto a versão Diamond vêm de série co ar-condicionado com regulagem eletrônica de temperatura, freios com ABS e sistema EBD, airbag duplo, pneus 205/55 aro 16”, faróis de neblina dianteiros e traseiros e sensor de estacionamento. O painel de instrumentos é na cor azul e utiliza o efeito 3D, o volante é revestido de couro e traz comandos para MP3 e CD player, e no painel, abaixo do volante, fica o botão de controle elétrico dos retrovisores.

Design e soluções internas

O Novo J6 privilegia linhas fluidas nas laterais. Os faróis são inspirados nas máscaras chinesas, no painel o quadro de instrumentos é em 3D. No console central vem o sistema de áudio, integrado ao design. Os bancos da frente possuem regulagem de altura e os bancos traseiros possuem regulagens individuais: cada um dos três integrantes pode ajustar a inclinação do encosto e a distância longitudinal do assento. No J6 Diamond, o acesso para a terceira fileira é feita pelas portas laterais traseiras e os ocupantes também podem reclinar o encosto.

Motorização e suspensão

O motor que equipa o J6 é o 2.0 16V, que foi desenvolvido pela JAC Motors Brasil e gera uma potência de 136 cavalos a 5.500 rpm. Seu torque máximo de 187 Nm é atingido a 4.000 rpm. O J6 alcança os 100 km/h em 13,1 segundos a uma velocidade máxima de 183 km/h. O sistema de suspensão do Novo J6 é independente, com barra estabilizadora e o tradicional sistema McPherson na frente, e Dual Link na traseira. Esse recurso absorve melhor as irregularidades do piso quando atua em esforço e o subframe separa a carroceria do sistema de suspensão.

“O conjunto mola-amortecedor sofreu modificações e ficou um pouco mais rígido que o original, mais adequado às ruas brasileiras. Um modelo que carrega sete pessoas não pode balançar muito, nem pular. Quanto maior o peso, maior o trabalho da suspensão”, atesta Luiz Inoue, gerente de homologação da Jac Motors Brasil.